terça-feira, 31 de maio de 2011

Anúncio Publicitário

Interrompemos a nossa programação para exibir um anúncio de um dos nossos patrocinadores.



Voltaremos agora com a nossa programação normal.

P.S.: Gente, este é o nosso querido professor de português, o Rafael, nossa maior inspiração para criar este blog, e nosso maior fã. Nós rezamos à Deus para que ele leve isto na brincadeira!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Crioulo da Semana - Ray Charles


Ray Charles Robinson nasceu em Albany (E.U.A) no dia 23 de setembro de 1930. Foi criado em Greenville por sua mãe que trabalhava lavando roupas para pagar suas contas. Ray perdeu sua visão aos 7 anos devido à uma suspeita de glaucoma. Após a perda da visão foi matriculado em uma escola para mudos e cegos e foi lá o lugar onde ele deu os primeiros passos para a música aprendendo a tocar piano, sax alto, trompete e clarineta. Aos 15 anos sua mãe falece e, devastado pela morte, Ray segue para Jacksonville para começar sua carreira musical. Suas músicas misturavam o som gospel (característico das igrejas americanas) com a sensualidade do Blues dando origem a um novo estilo de música: o Soul. Fez sua primeira gravação em 1948: "Confession Blues" e acabou viciado em heroína pouco tempo depois do primeiro sucesso de sua carreira. A época de ouro de Ray Charles se deu nos anos entre 1948 e 1963, onde este emplacou vários sucessos como "This Little Light Of Mine", "Down in my own tears", "Cry me a river". Em 1964 Ray é preso por porte ilegal de heroína e faz uma parada na sua turnê para sua reabilitação. Após muito esforço Ray larga seu vício e retorna aos palcos. Ray Charles sempre foi conhecido por ser um grande mulherengo. Foi casado 2 vezes porém preservava uma relação com várias amantes. Teve 12 filhos com sete mulheres diferentes. Ray Charles morreu no dia 10 de junho de 2004 devido a uma série de complicações em seu fígado.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Abolição da Escravatura - 13 de maio de 1888

No início da colonização portuguesa no Brasil, não havia mão de obra que pudesse suprir as necessidades da Metrópole. Foi assim que os portugueses propuseram escravizar os índios aqui presentes, o que foi altamente condenado pelos jesuítas (religiosos católicos). Não podendo mais contar com essa opção os lusos buscaram novas formas de mão de obra escrava. Os negros foram escolhidos para trabalhar nas fazendas dos senhores de engenho e eram , constantemente, tratados com muita violência e crueldade. Ao longo do séc XIX houve várias campanhas abolicionistas como a lei Eusébio de Queirós, do Ventre Livre, dos Sexagenários. Porém a campanha que abalou definitivamente as estruturas da escravidão foi a Lei Áurea que fora regida pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva e, posteriormente assinada pela princesa Isabel, onde previa a total abolição da escravatura do Brasil. Esse marco aconteceu no dia 13 de maio de 1888.







sábado, 21 de maio de 2011

Dica da Semana!

Esse é o meu primeiro post, e aqui vai uma dica de um filme realmente interessante.

Invictos (Invictus; 2009);
Diretor: Clint Eastwood;
Estrelando: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge;
Duração: 134 min;
Gênero: Drama

O filme se baseia em uma história real, contando a partir do momento em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) deixa a prisão em 1990 e se torna presidente em 1994. Na tentativa de amenizar as richas entre negros e brancos, geradas pelo apartheid,Nelson Mandela utiliza o Rugby, e seu principal parceiro, o jogador e capitão do time Francois Pienaar (Matt Damon), com uma unica missão, vencer o Campeonato Mundial de Rugby de 1995, sediado pela propia África Do Sul, para acalmar tais desavenças.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Crioulo da Semana - Martin Luther King

Martin Luther King nasceu no em 15 de janeiro de 1929 na Georgia, E.U.A. Ainda na sua juventude tornou-se pastor batista e mais tarde um teólogo formado no Seminário de Crozer. Fez pós- graduação na universidade de Boston. Luther King ,em seus temas de filosofia, se inspirou nas ideias de Ghandi de não violência. Em 1955, King funda a Conferência da Liderança Cristã no Sul que visava acabar com leis de segregação por meio de protestos pacíficos. Cinco anos após a fundação da CLCS, Martin Luther King começa uma série de protestos contra o isolamento racial em ambientes sociais e acaba preso acusado de causar desordem política. Em 1963 liderou a "Marcha para Washington" que contou com mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os americanos. Nesse ano Luther King proferiu a tão famosa frase : "I have a dream" onde mostrava todo seu otimismo em relação às mudanças que desencadeariam apenas alguns anos depois de sua morte. Em 1964 Martin Luther King ganha o Nobel da Paz e continua a fazer seus protestos em favor da moral e ética humana. No dia 4 de abril de 1968 Martin Luther King é baleado e morto por um homem branco que, após o fato, foi condenado a 99 anos de prisão. Morria ali uma das maiores personalidades do séc XXI, uma das poucas vozes que tiveram coragem e aclamaram pela justiça. Morria ali o maior herói negro dos Estados Unidos da América.

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados
por sua personalidade, não pela cor de sua pele"

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"






"Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos"

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Negros Ilustres



Fala negada!

Desde muito tempo a sociedade impõe barreiras contra os negros. A discriminação e as piores e escassas oportunidades,  dificultam que os afro-descendentes subam de vida e alcancem o sucesso. Apesar de todas as dificuldades, alguns com muita coragem, determinação e persistência conseguiram ultrapassar essas barreiras, e fizeram história.

A partir de amanhã, homenagearemos alguns dos negros que triunfaram e entraram para a história, e que nos enchem de orgulho por compartilharmos do mesmo sangue. A cada semana faremos post contando sobre a vida e trabalho de cada um.

Após a abolição, a exclusão.

Áurea, lei nº 3.353
13 de maio de 1888
Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.


Muito tempo já passou
Mas os ventos do passado ainda movem moinhos
As massas negras degradadas na abstinência de um destino
Sofreram o desprezo por força da lei
Que aplaudido foi a desgraça do pobre órfão
desprovido da sua indignação.

Tão certo que escravidão nunca foi bom negócio
O ócio fez-se ciência que melhor investida era a imigração
Negro por que?
Por que alimenta-los, se já não são as nossas mãos?

Isabel tornou certo o que era obvio,
O vil da escravidão foi rompido e corrompido pelo tempo
Leis que foram parágrafos na história
Reforçaram a opinião da verdade
Por mais um ato de liberdade.

Ventre livre para as crianças
Sexagenário em favor dos anciões
Nos corações sedentos por alforria
Sorria o desejo de se ver livre de tanta crueldade.

O senhores e seus cafezais
Os tais barões escravocratas
As natas do império
Acaloravam em seus discursos,
Até perceberem que uma nova mão de obra importada
Era mais importante que acudir entre o útil e agradável
Aqueles a quem muito se devia.

Foram os negros "postos em liberdade"
Para morrerem à míngua
Desabrigados e doentes sem rumo ou direção...
Pela lei dourada a corte foi cortejado, a saber, "Rosa de Ouro"
Os doutores da lei foram aclamados por todo mérito.

O elemento servil se viu abandonado
Pelado, nu e humilhado...
O negro conheceu a liberdade
Sem direito, sem terra e moradia
Não exercera cidadania,
Viveu para conhecer a exclusão social.

A lei que o libertou, tornou-se o seu grande mal.
De Cesar Moura


Achei bastante interessante esse poema pois nos leva a refletir se a abolição da escravatura pode realmente ser vista como o fim de toda e qualquer relação do negro como escravo. A palavra "abolição" nos leva a crer que houve uma inesperada quebra no então ciclo escravista, mas realmente o que mudou nas primeiras semanas após a declaração da Lei Áurea? Os negros deixaram de trabalhar contra sua vontade, mas tambem deixaram sua moradia, deixaram de receber sua comida, enfim, foram largados sem qualquer apoio.

sexta-feira, 6 de maio de 2011


Essa música foi um marco para a criação desse blog. Nosso querido professor e mestre Rafael sempre cantava alguns trechos dessa música em suas aulas e foi daí que resolvemos adotar esse sucesso como nossa inspiração para a criação desse blog. Uma composição de Macau, perfeitamente interpretada por nossa diva da MPB, Sandra de Sá, explicita que todo brasileiro tem raízes ligadas à imensa África. Esse vídeo é uma homenagem à todos os brasileiros e ao nosso mestre Rafael. Salve Sandra!
"A verdade é que você (Todo brasileiro tem!) Tem sangue crioulo"